Skip to content

Cai o pano

10/04/2012
tags:

E ontem acabou a história do campeonato 2011/2012…

O campeonato que nós não quisemos ganhar. Como melhor plantel e com cinco pontos de vantagem, corremos atrás de um sonho maior do que as pernas e caimos em grande…

Já figuras históricas correram a tentar conquistar alguma coisa na rússia… Napoleão caiu (e bem), Hitler caiu (e ainda bem), o Benfica caiu (e mal e indecentemente). Não soubemos ser humildes e ser inteligentes. Jogamos lá como se estivessemos com uns 20º e ao sol.

Moral, desde aí que a coisa corre mal. E ontem foi o canto do cisne (não para mim que gosto acima de tudo do Benfica).

Os factos podem ser escalpelizados, estudados e dissecados até ao último cartão amarelo que ficou por mostrar.

O adepto português, nunca contente com a derrota e com o próprio falhanço, corre atrás de culpar alguém para melhorar a sua situação. São sempre os outros, é o árbitro, é a relva, é a iluminação ou então foi o presunto e o queijo que cairam mal.

No fundo, ninguém gosta de perder. Nem tão pouco de afirmar que é culpa própria.

Do jogo de ontem, não vou como é óbvio lamentar a atitude lagarta, que perante tanta oferta nossa (e não só) só não fez melhor porque a realidade é que eles são muito fracos. Um ponta de lança que falha dois golos isolado frente ao Artur, é mesmo muito mau…  Daí a festa que fizeram ontem, com direito a marques. Coisas de clubes pequenos. Conquistaram um 4 lugar! Brilhante!

Ontem houve ainda um protagonista que (para não variar) fez das suas. Os critérios e análise de critérios são por demais danosas para nós, mas a pergunta fica. Nós não sabemos disso? Não sabemos que há interesses superiores ao futebol simples e jogado em campo que determinam classificações e subidas e descidas de divisão. Não fomos nós que os pusemos lá? Não apoiamos as eleições para a federação e conselhos de arbitragens? Então porque choramos?

A resposta é simples. Ontem as forças foram-se embora. Ontem só o corpo dos jogadores entrou em campo. A forma física ficou fora de campo. A culpa? É nossa. É do presidente que quis tomar as rédeas do futebol e não contratou um lateral esquerdo e um lateral direito decente. Moral, desgastar o Witsel a fazer de lateral em jogos que podia descansar. Um Capdevila que não foi usado as vezes que podia, desgastando e expondo ainda mais um fraco Emerson. A falta de Aimar condicionou (muito). A entrada carniceira (a mando) do neandertal a Rodrigo, terminou a época ao último.

Por fim, a culpa é de JJ. A falta de inteligência que demonstrou ao longo dos anos causou o desgaste óbvio da relação entre adeptos e treinador. A liderança gastou-se. A sucessão é cada vez mais um cenário possível. Nos últimos três anos, chegamos a Março com a equipa ligada por arames, de rastos. O Javi ontem não se mexia, o Cardozo está de rastos, Gaitan rebentou. Se no primeiro ano a coisa correu bem, no segundo foi o descalabro e este ano voltamos ao mesmo. Afalta de reacção perante as adversidades é o que mais me impressiona nesta liderança. Há coisas boas, nem tudo é mau. mas mais perguntas ficam. JJfoi útil? Foi. O Benfica jogou muito à bola? Jogou. Serviu para alguma coisa? Um campeonato e duas taças da liga, foi o possível. É pouco. Quero mais. E não lhe faltou nada. Agora, só lhe falta sair…

Daí, digo e repito. Este foi o ano em que nós não quisemos ganhar o campeonato. E quem o vai ganhar, é um vitó das gravatas. Sem saber ler nem escrever. É caso para dizer que nos corruptos, até um burro com uma bandeira é campeão…

Espero ainda engolir estas palavras. E se a coisa mudar até lá (e a fé nunca acaba, é como o Maxi…), eu faço o meu mea culpa, e retiro todas as palavras. Sem excepção…

 

3 comentários leave one →
  1. dv1982 permalink
    10/04/2012 17:20

    Nós apoiámos?? O Vieira apoiou!! estás errado quando falas em “Nós”… não era por vontade de benfiquistas que ex dirigentes do porto fossem para órgãos de relevo no futebol português… foi por vontade do Vieira! Eu tenho vergonha de ele ter tomado uma atitude dessas, mas eu não me revejo nela… Ontem jogámos mal é bem verdade, mas também não nos deixaram fazer mais! O ceportem marca de panalty e depois gere o resultado com 10 homens atras da linha de meio campo e contra ataques… Para mim Vieira tem de saír… Jorge Jesus vai ficar mais um ano no Benfica, pois temos de pagar uma indemnização do caralho para o mandar embora… mas quem tem rtesponsabilidades é Vieira, pois é ele que manda no futebol… e pelos vistos sabe muito da coisa!

  2. Carlos Covas permalink
    10/04/2012 22:06

    Eu desconheço qual o valor da indemenizacao a pagar ao JJ se o mandar-mos embora. No entanto pergunto: e mais do que o prejuízo de mais uma época perdida. Sim porque as possibilidades de fazer-mos a mesma porcaria que nestes 2 últimos anos, ou pior, tem grandes probabilidades em acontecer.

  3. Seismilhoesum permalink
    11/04/2012 9:56

    Pois eu acredito que independentemente das vergonhosas e “oportunas” arbitragens, a actuação na Rússia, e aquela “encomenda”, arrumaram com o Benfica. Jogar com dez negativos como se estivessem vinte positivos, só ao alcance de um l……. (não digo, tenho que me conter)!

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: