Skip to content

JJ fica ou vai!

19/04/2012
tags:

As condições para JJ ficar na Luz são motivos de discussão em (quase) todo lado. São os me(r)dia, os adeptos, os assobiadores, enfim, toda a blogosfera discute isso.

A palavra final cabe a LFV e a JJ. O segundo porque se quiser ir embora vai e paga o que tem a pagar. O primeiro porque é quem manda e quem assina o cheque.

Quanto a nós, podemos analisar as condições de permanência, de partida, sonhar com o próximo comandante da nau futebulesca do Benfica.

JJ tem, a meu ver todas as condições de permanência. Desde o medo oculto que este vá treinar os corruptos e se verificar que afinal é competente (o que não abona nada a seu favor, porque se o vitó está onde está, e até um burro com uma bandeira  dos corruptos faz isso, se deve acima de tudo aos telefonemas e à casa da praia da madelena…), até ao pavor de ter de abrir os cordões à bolsa, o treinador do Benfica tem tudo para cumprir o contrato até ao final. Os títulos e os disparates foram compensados por algumas das melhores exibições que o jovem escriba acompanhou. Os golos, o prestígio recuperado além fronteiras e as vendas de jogadores superaram largamente o esperado.

Por outro lado, a perda de alguns jogos, nomeadamente contra corruptos na taça de portugal, os festejos do campeonato na época passada e a meia-final da liga europa são marcas que nenhum Benfiquista irá certamente esquecer. Nesses dias, senti que o Benfica tinha sido benfiquinha, e o estatuto de enorme estava a descer. Falando em linguagem moodyiana, baixamos o rating de AAA+ para um C suficiente.

Mas nestas coisas do futebol, os treinadores são os primeiros a cair e são, fruto da posição que ocupam, os primeiros culpados de tudo o que vai mal nos clubes. Além disso, é mais fácil para um presidente despedir um funcionário do que colocar o lugar à disposição, abandonando a posição de poder que tanto vicia. Os adeptos, como é óbvio veem com bons olhos as saídas dos treinadores. É como ficar apaixonado outra vez, há borboletas na barriga, telefonemas e mensagens a meio da noite e uma alegria inusitada. Isto até à primeira derrota e ao primeiro jogo menos bom. Nesse dia o “amor” vira lenço branco e venho a próxima que esta já deu o que tinha a dar…

A realidade é que as coisas no futebol do Benfica já não estão tão douradas como eram há três anos atrás. Muito se diz do desaparecimento de Rui Costa, mas pouco se fala da relação entre este e JJ. Este desgaste aliado à figura do nosso treinador abre, neste momento mais portas do que as fecha. E quando as coisas estão neste patamar a coisa treme.

Voltando ao início da conversa, JJ tem as condições para ficar, até porque as eleições são só em Outubro e não estou a ver ninguém a substituir LFV na presidência encarnada. Mas vendo bem as coisas, JJ sair se calhar até não era mau, tendo em conta que já sobrevivemos a muito pior e sabendo que a evolução no futebol é o fenómeno mais natural do mundo.

 

Post Scriptum: para mim era o próximo era o Bielsa!

One Comment leave one →
  1. 19/04/2012 13:51

    Grande Post caro caesar30. A meu ver, a permanência será essencial para que o clube continue no bom caminho (algo que recuperámos nos últimos anos, mesmo sem ganhar os títulos desejados mais vezes).

    No entanto, caso JJ saia, penso que devemos ir buscar um treinador com sangue benfiquistas. Preud’homme, Fernando Santos ou mais uns que andam por aí. Alguem que consiga transmitir o que é o SLBenfica no balneário. O Nosso Futre para motivar os jogadores.

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: