Skip to content

Contra a corrupção Marchar!

11/05/2012
tags:

Devia ou é este o nosso lema?

O futebol jogado no relvado já quase que não interessa a ninguém. Ninguém quer saber dos passes do Aimar, das defesas do Artur nem das bombas do Cardozo. Quem é que se interessa pela finta curta do Nolito ou pelos passes de cabeça levantada do Bruno César? E da raça do Maxi e do Javi? E a liderança do Luisão? Alguém se lembra do melhor golo marcado pelo Benfica este ano?  O mais bonito? O que mais felicidade trouxe?

Hoje o que nós sabemos de cor é as substituições do JJ, o penalti não assinalado sobre o Saviola, o cartão que ficou por mostrar e os jogos de suspensão do Aimar. Sabemos ainda de cor (e isto vai doer) os penaltis e os cortes com a mão dos corruptos. Sabemos quantos jogos os lagartos acabaram a jogar com mais um em campo (todos menos contra a casa-mãe dele, esta era fácil). Sabemos ainda de cor as horas a que os jogos passam na televisão e esquecemo-nos que o estádio, que devia ser a nossa segunda casa (ou primeira, não sei bem) fica aqui tão perto…

E a essencia da coisa? A táctica e os golos, os festejos e as tristezas, a bola rente à relva, a discussão sobre a táctica e sobre as jogadas e a vontade de chegar a casa do estádio e ver e rever os 11 passes seguidos até a bola beijar a rede da baliza adversária. O esforço dos nossos e o voo da águia Vitória. Eu queria viver com isto e chegava. E com isto, nós certamente ganhavamos muitos mais campeonatos do que os que temos agora…

Porquê? Porque o futebol dito moderno já nada tem a ver com o que se passa dentro do rectângulo mágico. Ali são só 25 malucos a correr atrás de uma bola. Fora das 4 linhas é que está a emoção. Os bois de preto árbitros, dirigentes, direitos televisivos, publicidade, programas televisivos a chover no molhado, transferências, consumo e muita palhaçada.

A alma do futebol, pelo menos em Portugal e como eu a vejo, devia ser o adepto, o relvado e 22 jogadores a tentar ganhar uma partida, onde no fim, por norma o melhor ganha. A melhor táctica, a melhor equipa ou a melhor preparação física. O resto deviam ser tretas.

Mas como neste pedaço de terra sem rei nem roque a que chamam Portugal, a casa está a arder e as ratazanas é que sobrevivem. Corrupção que passa ao lado, autarcas condenados mas depois libertados, cujos crimes presceveram. Políticos acusados e que regressam aos seus lugares aplaudidos por colegas de bancada, dirigente apanhados em escutas, mas que se safam por decisões duvidosas, professores agredidos por porem as pessoas a trabalhar e exigirem rigor, colegas de trabalho ultrajados por correcções ao português que escrevem .

Há nitidamente uma inversão de valores tão triste e doentia que nos fazem quase chegar ao limiar da desistência. Que nos fazem pensar se realmente vale a pena todo o esforço e tempo que dedicamos ao trabalho, aos amigos e às namoradas. Onde realmente o “chico-espertismo” vale a pena e a correcção e cavalheirismo morreu.

Nesta situação ou nos juntamos a eles ou morremos.

Eu acredito que não vale a pena nos juntarmos a eles. Levo comigo para todo o lado o Benfica, a família e um espirito baseado nas convicções de correcção e liberdade que fui habituado a ver em minha casa e no meu/Nosso Benfica. E preciso das alegrias que ele nos dá. Mas a continuar assim a dor é demasiado grande, a perda e a vergonha é maior do que as forças e caso não exista uma inversão rápida neste ciclo, e como referi anteriormente, a paixão apaga-se, as chamas extinguem-se e passo a ser mais um conformado. É esse adepto que precisa de ser acordado, a onda encarnada que é preciso levantar!

Quem é que consegue? Eu faço a minha parte. Apareçam ou conformem-se e não se queixem…

 

No comments yet

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: