Skip to content

A construção de um mito

03/07/2012
tags:

Os mitos são mentiras que ditas tantas vezes passam a ser verdade.

Quer seja pela passagem de ideias muito antigas, passadas de ouvido em ouvido, em histórias, parábolas ou textos, a verdade é que criam grandes histórias, personagens ou receios, à custa de pequenas “historietas” elevadas à ideia de regra.

Os mitos do adamastor, do regresso de D. Sebastião num dia de nevoeiro, engolir as pastilhas elásticas porque elas se colam no estômago e não são digeridas, álcool aquece e alimenta, etc. etc, etc…

Os mitos criados à volta dos jogadores de futebol e da história das equipas fazem-se assim. Uma história pouco credível, na voz de um interlocutor duvidoso, ouvida por um bando de idiotas fazem uma verdade sólida. É matemática pura, valor negativo multiplicado por outro valor negativo tem como produto um valor positivo.

E assim caímos na história de que uma mentira muito repetida passa a ser verdade.

Nos dias que correm, felizmente temos internet, livros, computadores e muita ciência à volta disso. Temos programas de televisão que se predispõe a desmontar os mitos com mais ou menos ciência.

Os mitos de jogadores de futebol também são criados do mesmo modo.

Juntamos uma cambada de gente corrupta, que controlam o poder arbitral dos jogos. Pomos algumas equipas controladas por nós a jogar de um modo dócil contra essa cambada. Pomos determinado jogador a ser focado pelos merdia e controlamos essa zona do campo. E temos uma estrela! Baías, Secretários, Folhas, Costas, Quaresmas e cpa. foram criados assim. Quando saem da equipa corrupta como estrelas e regressam como afinal são. Fracos, com bidones de oro e prémios assim.

Do mesmo modo a história dos adversários é denegrida por factos inventados por um monte de bosta. Desde a equipa do regime, à reinvenção da data de fundação, essas “verdades” passam por absolutas e no meio desta parvónia que o nosso país se está a tornar, nenhum iluminado faz a pergunta difícil.

Passamos para o último mito urbano português. Se não os podes vencer junta-te a eles. Mentira. Neste caso o que se passa é mais o “se eu alinhar com os porcos, sobra sempre alguma coisa para mim. Se for contra eles, perco o tacho…”. Políticos jornalistas e corruptos. Os 3 poderes instituidos deste país. O que falta mesmo agora, é que o Benfica se una novamente e demonstre dentro da democracia a que nos habituou a voltar a erguer um desporto e um país…

O mito que eu gosto e que eu aprovo, é que quando o Benfica ganha, o país fica mais contente. E ninguém desfaz este mito. Então se assim é, porque não nos deixam ganhar?

2 comentários leave one →
  1. A. Gonçalves permalink
    04/07/2012 12:47

    Os mitos são mentiras que ditas tantas vezes passam a ser verdade.

    Concordo consigo e passo a explicar porque.

    Sou portista e com muito gosto mas não tenho palas nos olhos.
    Lembro-me muito bem e com satisfação do Benfica e do seu grande passado, sim digo grande passado.

    Quando esse clube foi dirigido por gente séria e honesta gente que serviu o clube a minha memoria não me permite ir mais longe que um Ferreira Queimado, Fernando Martins e o ultimo grande presidente João Santos, tendo termiado esse ciclo o Jorge de Brito.

    Homens que tiraram dinheiro do seu bolso para enterrar no Benfica, autenticos mecenas, tendo eu conhecimento pessoal que pelo menos dois deles prejudicaram a sua vida empresarial a favor do Benfica, e o Jorge de Brito foi pressionado pela familia a abandonar o Benfica sob pena de ser dado como louco.

    Foram esses homens e muitos outros anteriores que fizeram o Grande Benfica.

    Benfica esse recheado de grandes jogadores internacionais e de grande qualidade, só para sitar alguns, Valdo, Isaias, Stern, Magnusson e muitos outros por ai fora.

    Benfica esse que alternava em grande despique as desputas dos campeonatos com o FCP, e com provas dadas na Europa, e engraçado sem nunca se queixarem da arbritagem.

    Benfica esse que acabou com a chegada dos oportunistas daqueles que se passaram a servir-se do nome do benfica e das suas contas bancárias em proveito pessoal.

    Mentirosos, Aldrabões e outras coisas mais que me escuso de comentar, que o Pinto da Costa ao lado deles é um menino de coro.

    Pense apenas nisto Fernando Martins quando fechou o 3º anel do antigo estadio da luz e perdeu as eleições para o João Santos deixou um passivo que se não me falha a memoria era á volta de 400.000 contos á empresa que fez as obras se não me engano era a Teixeira Duarte, tendo deixado uma grande equipa de futebol.

    João Santos com o slogam de “UM BENFICA PARA A EUROPA” chegou a uma final europeia, deixou uma grande equipa, mas aumentou um pouco mais o passivo do clube.

    Pergunto e qual é o passivo actual?

    Desde a era do Manuel Damásio, sim essse senhor o verdadeiro culpado da vossa desgraça, o gajo que destruiu tudo e todos, que desbaratou a equipa que tinha acabado de ganhar o campeonato (e que campeonato esse meu Deus, grande campeonato e grande vitoria do Benfica) que começou o vosso choro e a desgraça, as desculpas esfarrapadas com os arbitros e outras coisa mais, tudo serviu de desculpa para a pouca vergonha em que se transformou o vosso clube.

    Mas como diz
    mentiras que ditas tantas vezes passam a ser verdade.
    E como passou a ser verdade as mentiras que vossos altissimos e sapientes presidentes vos atiram.

    A culpa da vossa desgraça é o sacana chamado Pinto da Costa.
    Cumprimentos de um portista

    • 04/07/2012 13:52

      Meu caro, concordo consigo em quase tudo o que disse. Mas se, como afirma, não tem palas nos olhos, reconhece, no mínimo, que muitos dos campeonatos ganhos pelo clube que gosta foram ganhos não no campo mas num qualquer bar de alterne. Que nós temos culpa em muito do que deixamos fugir, temos. Mas que se houvesse justiça e vontade, muita coisa mudava. Só para terminar, lembro-lhe os tempos de contestação existem em todos os clubes que não ganham títulos, e quando se ganha é mais fácil perdoar a maneira como se ganha! E saber ganhar limpo é coisa que me orgulho. Dos outros já não digo nada…

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: