Skip to content

Benfica 2013/2014: 4 linhas e os pivôs contranatura

16/08/2013
tags: ,
by

ImageO novo Benfica que este domingo vai começar o campeonato esvaziou as expectativas dos seus adeptos numa pré-temporada algo atípica, que se pode explicar com o devastador efeito psicológico das derrotas no final da época passada, a instabilidade em torno da definição do plantel, polémicas dispensáveis, uma aparente apatia do treinador (já entra vencido?) e, não menos importante, a mudança tática para um esquema menos agressivo, do ponto de vista ofensivo, que faz a equipa defender de forma mais recuada e  (por estranho que pareça) ainda menos eficaz face a anos anteriores.

A primeira linha, de contenção defensiva, parece estar construída com base nos elementos do ano passado (Artur-Maxi-Luisão-Garay) a que se soma Cortez, uma opção de que discordo mas que passou a melhor do mundo desde que vestiu o manto sagrado. Os problemas são evidentes e fazem temer o mais otimista dos adeptos quanto à capacidade de evitar golos das equipas contrárias.

Os defesas continuam a lidar mal com a pressão adversária, no primeiro momento de construção, e obrigam Artur a jogar sistematicamente com os pés, um dos seus pontos fracos.

Neste momento, para mais, há excesso de centrais e pelo menos um dos laterais (Melgarejo?) terá de sair, dado que não vejo o André Almeida com capacidade para assumir já um papel no meio-campo defensivo. Sílvio assume-se como uma excelente opção para o banco e colmata um dos problemas mais sérios do ano passado.

A segunda linha, o coração das transições, continua confiada a Enzo-Matic e é aqui que reside a primeira questão tática relevante, sobretudo do ponto de vista defensivo: Matic não é um 6-pivot à frente dos centrais e nunca poderá ser, mas o facto traz grandes consequências no equilíbrio da equipa quando esta perde a bola em fase ofensiva. Este é o primeiro caso de um pivot-contranatura que coloca em causa a eficiência do 4-2-3-1 para 2013/2014.

Por outro lado, jogando de perfil, Enzo e Matic não ocupam corretamente o espaço frente à grande área, o que é particularmente sensível perante os cruzamentos dos adversários e complica a vida aos centrais. Ofensivamente, continuam a ser a referência de construção, talvez com mais bola do que antes, e trazem um acréscimo de qualidade notável à linha da frente. Rúben Amorim e André Gomes são boas opções de banco e dão equilíbrio ao plantel.

A linha de construção/desequilíbrio é o melhor setor, em termos de quantidade/qualidade: Sálvio/Suleijmani, Djuricic/Gaitán, Ola John/Markovic trazem velocidade, técnica e pecam apenas por não serem mais decisivos no momento da finalização. Deste lote, destaca-se Sálvio, cada vez mais fundamental nas movimentações da equipa, que este ano terá mais oportunidade de aparecer em espaços interiores e assumir-se como a estrela do Glorioso.

A quarta linha, da finalização, deve contar este ano com apenas um homem, a que se somam os que chegam de outros setores. Lima e Rodrigo terão a missão de vestir a pele de “matador” e, mais do que as suas qualidades individuais (inquestionáveis), preocupa a adaptação ao papel de pivot-ofensivo. Sendo jogadores móveis, tendem a fugir da zona na qual vão ter necessariamente de ficar mais tempo, neste novo modelo de jogo.

Jesus tem muito a resolver, só o tempo dirá se vai conseguir. Neste contexto, o que vier a acontecer, em termos de saídas, até final do mercado de verão é absolutamente decisivo.

Seja como for, EU ACARDITO. Mesmo com pivôs contranatura, a linha móvel atrás do avançado é perfeitamente capaz de marcar golos e, ao mesmo tempo, de assegurar que a equipa respire. Pede-se paciência, sabedoria e, já agora, muita fé…

No comments yet

Comenta aqui

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: